Serra Negra do Norte

Atrativos Turísticos


Barragem Dinamarca – A barragem Dinamarca é o principal reservatório da cidade de Serra Negra do Norte, com capacidade para 5 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Outros açudes, com capacidades iguais ou superior a 100 mil m³ são: Belo Monte, Entre Serras, Lagoa da Serra, Pintada e Saudade. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS a barragem está situada entre as coordenadas geográficas de 6°40'11.7"S 37°22'53.8"W, localizada na Zona Rural, a aproximadamente 3,5 km da sede do município de Serra Negra do Norte. A barragem Dinamarca além de beneficiar a região com abastecimento, possibilita o desenvolvimento do lazer e de atividades recreativas, elementos que podem fomentar o turismo na região. No entorno da barragem pode-se visualizar um belo cenário, adornado por serras e com a presença da mata nativa com predominância de espécies como: caraibeira, faveleiras, juremas e cactáceas. A estrada que dá acesso ao atrativo é parcialmente pavimentada (BR-427) e possui um trecho de estrada de chão, apesar disso, encontra-se em bom estado de uso, o local não possui sinalização de acesso e turística (Inventário Turístico, 2018).

 

Rio Piranhas – Localiza-se na zona urbana de Serra Negra do Norte, possui um comprimento aproximado de 81,41 km, nascendo na Serra da Teixeira no município de Patos na Paraíba e desaguando no rio Piranhas no município de Jardim de Piranhas, Rio Grande do Norte. Possui ilhas, apresenta um solo arenoso, areia grossa amarela e escura, apresenta o tipo mineral: perene, e suas águas são calmas. O Espinharas encontra-se a maior parte no estado da Paraíba e uma pequena parte na região do Seridó Potiguar. O trecho do rio no município de Serra Negra do Norte permite visitação gratuita. É utilizado pelos moradores para pesca, atividades pedagógicas e como equipamento de lazer através de banho em alguns trechos do rio. Possui no município cerca de 10 barragens, sendo que a mais importante e conhecida é a Barragem Dinamarca. Não há sinalização de acesso e nem turística (Inventário Turístico, 2018; IBGE, 2018).

 

Estação Ecológica do Seridó – Está inserida na depressão sertaneja setentrional, uma das áreas mais secas da caatinga ocupando uma área de 1.166,38 hectares, no município de Serra Negra do Norte/RN. O clima é semiárido e o Seridó apresenta um tipo peculiar de caatinga, seca e esparsa, com arbustos e árvores de até 2 m de altura. A região do Seridó potiguar foi indicada como área prioritária para a conservação dos répteis das caatingas, por ser insuficientemente conhecida e bem conservada. É a única Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Ecossistema da Caatinga localizada no Estado do Rio Grande do Norte. Essa unidade representa 0,02% do território do estado do Rio Grande do Norte, tendo uma vegetação composta de espécies xerófilas e na sua maioria caducifólias, de porte pequeno, característico do semiárido. Essa Unidade de Conservação tem como objetivo proteger o ecossistema da Caatinga assim como servir como base de pesquisa científica e educação ambiental. É a principal Unidade de Conservação da Caatinga (Inventário Turístico, 2018).

 

Serra Negra – Situa-se a 4,4 km do centro da cidade de Serra Negra do Norte, parcialmente coberta com vegetação da caatinga. A cidade recebeu duas denominações ao longo de sua história e, para cada uma, alguns pesquisadores atribuíram uma hipótese significativa a ela. A primeira lenda conta que os primeiros batedores ao chegarem a região e observarem a vegetação serrana, notaram a cor bastante escura, por esta razão a serra e a cidade receberam esta denominação. Outra lenda conta que, entre os colonos trazidos por Manoel Pereira Monteiro, havia uma negra mestiça, nômade, que fugiu em direção à serra e lá residiu com seus descendentes, até que um dia foi surpreendida e atacada por um animal, uma onça, espécie característica da região naquela época. Parte desta versão foi relatada com base em fragmentos de uma nota de Antônio Gomes Monteiro em posse de Leandro Clementino de Faria, ambos ascendentes de famílias tradicionais que preconizaram a história de fundação do município (Inventário Turístico, 2018).

 

Sítio Arqueológico Abernal – Em 1961, sobre um leito de granito, foi descoberto um sítio de gravuras rupestres, localizado no município de Serra Negra do Norte-RN. Em 2011 foi elaborado um projeto de socialização pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan-RN), que possibilita a contemplação do sítio a visitação por meio de trilhas, disponibiliza abrigos, área de descanso e sinalização (Inventário Turístico, 2018).

 

Centro Histórico – O centro histórico do município encontra-se preservado, com fachadas residenciais em estilo barroco. Situada no entorno da Praça Pública Senador Dinarte Mariz, é constituída por residências que preservam seu estilo arquitetônico, em cores vivas; A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, que conserva o estilo barroco em que foi construída, em tons de branco e azul; a Casa de Cultura Popular Oswaldo Lamartine e a Biblioteca Pública Municipal Ramiro Monteiro Dantas. Por se tratar de um ponto central da cidade, pode-se encontrar, facilmente em seu entorno, pontos de comércio de alimentos e bebidas (na própria Praça Dinarte Mariz, contém quiosques com preços populares), assim como academias, mercados, farmácias e outros pontos de comércio localizados a poucos metros de distância do centro histórico.  Além do fluxo cotidiano da população que por ali habita, circula e convive, é também um local tranquilo, com pouca movimentação de pessoas e veículos (Inventário Turístico, 2018).

 

Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó – Localiza-se no centro da cidade, é considerada pelos moradores e visitantes, é uma das mais belas igrejas do Seridó, com suas linhas coloniais datadas no século dezoito e possui altar tombado. A primeira capela foi inaugurada em 1735 onde hoje é o coreto da cidade, mas que posteriormente foi demolida e se construiu a Igreja Matriz em 1774 e inaugurada em 1781. A igreja foi construída por dois artistas especializados, trazidos de Portugal para aquele fim: João Isidoro que traçou o plano da Igreja, e Tomás de Aquino, que se encarregou da pintura e dos desenhos necessários a obra. O espaço é aberto à visitação, não há necessidade de guiamento no seu interior, nem taxa de visitação. Funciona de segunda à sexta-feira em horário comercial (07h às 11h e 14 às 17h), as terças-feiras a ela fica fechada. A igreja Matriz é um dos principais atrativos da cidade, juntamente com o centro histórico da cidade. Os principais visitantes são moradores, visitantes das cidades circunvizinhas, de cidades de outros estados, como São Paulo e também turistas internacionais vindos de Israel e Portugal. O interior do templo abriga um acervo composto por esculturas, pinturas, lustres, mobiliário, documentação e demais parâmetros religiosos que ajudam a contar um pouco da história do local (Inventário Turístico, 2018).

 

 

Outros Destinos

Caicó

Capital do Seridó, Caicó é o maior e mais antigo município da região. É reconhecido pela arquitetura colonial, pelos bordados, pela produção de bonés e também pela gastronomia, representada pela ca...

CONHEÇA
Parelhas

Cenário perfeito para a prática das mais diversas atividades, Parelhas fica às margens do açude Boqueirão e oferece oportunidades para passear de barco, fazer caminhadas, cavalgadas, trilhas para j...

CONHEÇA
Currais Novos

Considerada o portão de entrada do Seridó, Currais Novos se destaca como cidade polo do Seridó Oriental, sendo a segunda maiorda região. Possui arquitetura colonial bem preservada, com destaque par...

CONHEÇA
Florânia

Colonizado por portugueses - com influência de italianos, holandeses e judeus – o município de Florânia possui clima extremamente agradável e fica localizado na microrregião da Serra de Santana. No...

CONHEÇA