Prepare-se para desbravar uma das mais belas e peculiares regiões do país.
APRESENTAÇÃO
O sertão seridoense do Rio Grande do Norte, composto por 25 municípios,é conhecido pelas suas peculiaridades e belezas. A caatinga - bioma único no mundo – abriga espécies vegetais resistentes ao sol forte, à baixa pluviosidade, aos solos rasos, às rochas graníticas. Animais e homens há muito habitam a região, conforme atestam sítios arqueológicos e pinturas rupestres. As muitas formações geológicas e as paisagens foram sendo marcadas pela natureza e pelo homem. Este, forjado em ambiente severo, tornou-se tão resistente quanto o lugar aonde habita.
Outra visão do Seridó surge nos períodos de chuva, quando a terra ávida suga cada pingo d’água, devolvendo-o no verde que volta a cobrir as árvores, no riacho que desce para encher açudes e barreiros diligentemente construídos pelos sertanejos. É a explosão de vida que faz renascer a terra seridoense.
A herança deixada pelo ciclo do gado, do algodão e da mineração na região do Seridó é explorada nos dias de hoje pelo turismo, seja através de experiências pedagógicas ou culturais. Os apaixonados por ecoturismo e pela aventura vão se encantar com inscrições rupestres, realizar caminhadas e passeios fora de estrada e em bicicleta, desfrutando belas e inesperadas paisagens.
Somado a isso temos a beleza do artesanato, a culinária de sabores únicos, a cultura sacra que reflete a fé do sertanejo e os festejos populares, que vão de vaquejadas às romarias e festas religiosas. Um último e importantíssimo item dá a liga a tantos atrativos: o seridoense. A marcante tradição de hospitalidade do povo seridoense, baseada na solidariedade humana frente às intempéries, faz do bem receber uma prática cultural da qual o habitante se orgulha. Para o visitante, fica uma rica e gratificante experiência turística.
Tendo em vista o caráter excepcional do patrimônio geológico do Seridó Potiguar, associado aos aspectos biológico, turístico, cultural e histórico, esta é uma região com grande potencial para a criação de um geoparque. O Seridó apresenta um patrimônio geológico de beleza singular, decorrente dos inúmeros processos naturais a que esta região foi submetida ao longo da história da Terra, cujo registro pode ser observado nas diversas formas de relevo, tais como as serras e picos, ou exposições rochosas menores constituídas por granitos, gnaisses, mármores, quartzitos e arenitos. Mais informações sobre a proposta acesse o link do Geoparque Seridó ou baixe o aplicativo neste link. Ou acesse as redes sociais no instagram (instagram.com/geoparque_serido), facebook (facebook.com.br/geoparqueserido), twitter (twitter.com/geoparqueserido) e youtube (youtube.com/geoparqueserido)
Elaboração: LAPET - Laboratório de Pesquisas e Estudos Turísticos da UFRN, 2018.