Santa Cruz

Um Pouco da História de Santa Rita de Cássia


Filha única, foi mãe, viúva, religiosa e estigmatizada. Nasceu em maio do ano 1381. A casa natal de Santa Rita está perto de Cássia, região do centro da Itália. Sua vida começou em tempo de guerras, terremotos, conquistas e rebeliões. Nascida de devotos pais, que se conheciam como os “Pacificadores de Jesus Cristo”, pois os chamavam para apaziguar brigas entre vizinhos. Santa Rita quis entrar no convento com as irmãs agostinianas, mas não queriam uma mulher que havia estado casada. Ocorreu então o que se crê como um milagre. Uma noite, enquanto Rita dormia profundamente, ouviu que a chamavam, isso ocorreu três vezes, na terceira vez Rita abriu a porta e ali estavam Santo Agostinho, São Nicolau Tolentino e São João Batista, de qual ela havia sido devota desde muito menina. Eles lhe pediram que os seguissem.

Depois de correr pelas ruas de Roccaporena, onde Rita sempre ia orar, sentiu que a levantaram no ar e a empurraram suavemente. Encontrou-se acima do monastério de Santa Maria Madalena em Cássia. Então caiu em êxtase. Quando saiu do êxtase, encontrou-se dentro do monastério, embora todas as portas estivessem trancadas. Ante aquele milagre, as monjas agostinianas não lhe puderam negar entrada.

Finalmente aceita na ordem, consta que ali teria plantado uma roseira (ainda existente), que todos os anos dá flores em pleno inverno. É admitida e faz a profissão nesse mesmo ano de 1417, e ali passa quarenta anos de consagração a Deus. Muitos são os sinais sobrenaturais atribuídos a Rita de Cássia, além dos já indicados, ela passou a dedicar-se com afinco à prática das virtudes, às obras de caridade e à oração.

Foi beatificada e em 24 de maio de 1990, canonizada. O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contemplá-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. No entanto, a partir do Gemellagio* realizado entre a cidade de Santa Cruz e a cidade de Cássia, na Itália no ano de 2012, o complexo turístico e religioso de Santa Cruz recebe da paróquia da cidade agora considerada irmãs, uma relíquia do corpo de Santa Rita que, hoje, faz parte do patrimônio do Santuário de Santa Rita localizada no município de Santa Cruz.

*Gemellagio – O pacto de amizade, ou Gemellaggio, consiste na união entre as chamadas “cidades-irmãs”, por possuírem entre si traços de parentesco, de tradições e de costumes. Ele é firmado através de acordos voltados para as áreas social, cultural, financeira e familiar, promovendo benefícios mútuos e servindo como ferramenta de desenvolvimento das localidades ou municípios envolvidos (Fonte: https://dnsul.com).