Santa Cruz

História


Santa Cruz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se a 115 km da capital do estado, tendo acesso através da BR-226. O município é mais conhecido por ser a terra do Alto de Santa Rita de Cássia, maior estátua religiosa da América Latina. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2012, sua população é de 36.477 habitantes e tem uma área territorial de 624,390 km². Possui temperatura média de 20ºC e máxima de 33ºC.

Sua história nos remete ao ano de 1831, quando José Rodrigues da Silva, proprietário da Fazenda Cachoeira aliou-se aos irmãos João da Rocha e Lourenço da Rocha (conhecidos na cidade como os irmãos Rocha), novos donos de terras na localidade de Malhada do Rio Trairi, povoado de Santa Rita da Cachoeira. A escolha do local para a implantação do núcleo populacional foi feita porque na localidade de Cachoeira não havia água suficiente para suprir as necessidades de uma população.

Logo, muitas casas surgiram, de forma alinhada, em torno da capela construída em homenagem à Santa Rita de Cássia, a qual José Rodrigues era devoto. O povoado foi mudando de nome com o passar dos anos. Depois de Santa Rita da Cachoeira, mudou para Santa Cruz da Ribeira do Trairi e, por último, para Santa Cruz. Dentre os aspectos econômicos do município de maior destaque, pode-se mencionar: a produção de frangos (um dos maiores produtores do estado); a indústria têxtil; a cerâmica e o setor de panificação.