Parelhas

Atrativos Turísticos


Açude Boqueirão – O Geossítio Açude Boqueirão está situado 2,5 km a leste do centro de Parelhas, no entorno do Açude público Ministro João Alves (mais conhecido como Açude Boqueirão de Parelhas). No geossítio ocorrem metaconglomerados constituídos por seixos de gnaisses, xistos e quartzitos em matriz quartzosa de granulometria média e cor verde a cinza. A matriz é formada por plagioclásio, quartzo, microclina, biotita e clorita, tendo ainda titanita e minerais opacos. Ocorrem ainda quartzitos formados por quartzo, além de muscovita, epidoto e minerais opacos. Exibe cor branca a creme com brilho (minerais micáceos) e pontos de minerais escuros. Ambas são da Formação Equador. E cortando essas rochas têm inúmeros diques de pegmatitos, mineralizados em berilo, columbita-tantalita, espodumênio, entre outros minerais. Um dos mais conhecidos é o Pegmatito Alto do Boqueirão. Neste geossítio estão situados atrativos geoturísticos que envolvem geoformas resultantes da atuação do intemperismo e processos erosivos pela ação das chuvas e ventos, diversidade de minerais e mirante, com destaque para: i) Pedra da Princesa Encantada (o relevo da parte norte da Serra das Queimadas define o perfil de uma princesa deitada, segundo o imaginário popular); ii) Pedra do Príncipe que virou Sapo (sua forma lembra um sapo); iii) Esfinge da Princesa (rocha com silhueta que lembra um esfinge egípcia, com cabeça de gato e corpo de humano); iv) Diversidade Mineral (turmalina, água marinha, granada, ametista, feldspatos e quartzo alguns considerados preciosos, sendo essa diversidade utilizada como matéria-prima na confecção de artesanatos e jóias); v) Mirante de Parelhas (mirante no alto da Serra das Queimadas com vista para toda cidade e região, com desnível de 500 metros em relação a base da serra) (Fonte: geoparqueserido.com.br).

 

Sítio Mirador – O Geossítio Mirador está situado a 4 km, a SE, do centro de Parelhas, próximo ao Açude público Ministro João Alves (mais conhecido como Açude Boqueirão de Parelhas). No geossítio ocorrem metaconglomerados com seixos de gnaisses, xistos e quartzitos em matriz quartzosa de granulometria média e cor verde a cinza. A matriz é formada por plagioclásio, quartzo, microclina, biotita e clorita. Ocorrem ainda quartzitos formados por quartzo, muscovita, epidoto e minerais opacos, de cor branca a creme. Ambas fazem parte da Formação Equador. Ocorre neste geossítio uma geoforma resultante da atuação do intemperismo e processos erosivos pela ação das chuvas e ventos, conhecida como Pedra da Boca. O local é importante e mais conhecido por abrigar o Sítio Arqueológico Mirador. Neste estão presentes inúmeras pinturas rupestres, nas cores vermelha, amarela e branca, classificadas como Tradição Nordeste, subtradição Seridó. As pinturas são de humanos, cervídeos, felinos e aves (emas, papagaios). Pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos Arqueológicos da UFPE, no início da década de 1980, também descobriu uma necrópole indígena infantil, ossos de roedores e contas de colar (de ossos e conchas), além de carvão. A datação radiocarbônica do carvão associado aos restos de enterramentos infantis foi de 9410 anos antes do presente (Fonte: geoparqueserido.com.br).

 

Igreja Matriz de São Sebastião – Situada no centro da cidade de Parelhas e fundada em 1856, a igreja matriz é um dos prédios históricos mais imponentes e importantes da cidade. O templo religioso é um marco arquitetônico de Parelhas que retrata parte da histórica e cultura da população local.

 

Praça Feliz Gomes ou “Praça do Avião” – Situada na lateral da Igreja Matriz, centro da cidade, abriga uma aeronave da Força Área Brasileira – FAB (AT 26 Xavante) que chama a atenção de moradores e visitantes. O monumento é uma homenagem do município de Parelhas aos ex-combatentes que prestaram serviços as FAB.

 

Casa de Cultura – Situada no centro comercial da cidade de Parelhas, na Casa de Cultura “Palácio Florêncio Luciano” é um atrativo turístico histórico-cultural de significativa relevância arquitetônica, que promove atividades e eventos socioculturais diversos destinados à população local. Ao visitar a cidade de Parelhas não deixe de conhecer esse belo exemplar da cultura regional.

 

Parque dos Dinossauros – Situada no Povoado Santo Antônio, Zona Rural de Parelhas, aberto diariamente das 08h00m às 17h00m. O espaço é um local de lazer e entretenimento para todas as idades, com piscinas, playground e serviços de alimentos e bebidas. Mas, o principal atrativo do lugar são as grandes esculturas em pedra de réplicas de dinossauros que encantam a todos os visitantes, especialmente o público infantil.

 

 

Outros Destinos

Currais Novos

Considerada o portão de entrada do Seridó, Currais Novos se destaca como cidade polo do Seridó Oriental, sendo a segunda maiorda região. Possui arquitetura colonial bem preservada, com destaque par...

CONHEÇA
Jucurutu

Construída às margens do Rio Piranhas-Açu, Jucurutu – assim como a grande maioria das cidades do Seridó – foi povoada com base na pecuária. Atualmente sua economia é impulsionada pela atividade min...

CONHEÇA
Florânia

Colonizado por portugueses - com influência de italianos, holandeses e judeus – o município de Florânia possui clima extremamente agradável e fica localizado na microrregião da Serra de Santana. No...

CONHEÇA
Caicó

Capital do Seridó, Caicó é o maior e mais antigo município da região. É reconhecido pela arquitetura colonial, pelos bordados, pela produção de bonés e também pela gastronomia, representada pela ca...

CONHEÇA