Rota do Bordado de Caicó

Linhas, cores e encantos da região do Bordado de Caicó

APRESENTAÇÃO

Como se diz no Seridó, “antes tudo era Caicó”. E assim a fama do Bordado de Caicó, que também é de Timbaúba dos Batistas, Acari, Ipueira, Jardim do Seridó, Ouro Branco, São Fernando, Cruzeta, Jucurutu, São João do Sabugi, São José do Seridó e Serra Negra do Norte, se espalhou por todo o país. Esta tradição está em processo de reconhecimento como Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. É instrumento oficial que reconhece, protege e indica os produtos e produtores do território que adotam, voluntariamente, as principais características tradicionais deste bordado.
Caicó, na perspectiva da Indicação Geográfica, é o nome que ficou associado a estes produtos ao longo dos anos. Logo, representa muito mais que um município, é a vitrine de toda a região.

É uma tradição, predominantemente feminina, que até metade do século XX estava restrita aos ofícios domésticos e que começa a ganhar ares de trabalho para geração renda. A técnica foi se disseminando no Seridó, a fama se construindo e o bordado passa a ser uma marca do Seridó. Atualmente, é um trabalho compartilhado numa grande teia de relações, com pessoas habilidosas e criativas que desenham, bordam, lavam e comercializam o Bordado de Caicó.

Incrível!
Numa região tão árida e pedregosa, se enraizou a tradição centenária, suave e delicada do bordado.
A paisagem do Seridó potiguar, assim como o bordado, precisa ser apreciada nos detalhes para encontrar toda beleza, cores e vida pulsante que existe por lá. A rota turística Linhas, Cores e Encantos da Região do Bordado de Caicó está pronta para receber você, sua família e amigos com diversas oficinas, acervos e ainda as delícias da gastronomia do sertão.
Um Rio Grande do Norte além do “sol & mar” vai te surpreender nesta verdadeira experiência pela região do Seridó.