Areia Branca

Atrativos Turísticos


Cais Tertuliano Fernandes – Espaço dedicado a atividades portuárias, atracação de barcos de pesca e cargas, além do acesso às balsas do tipo ferryboat para a travessia entre Areia Branca - Grossos - Areia Branca, diariamente. Nesse local, está localizada a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, alguns bares e prestadores de serviços de natureza náutica.

 

Praça de Eventos Rivadavia Ferreira de Medeiros – Situada na Praia de Upanema, abriga espaço para realização de eventos, quiosques gastronômicos, banheiros playground para crianças. O local precisa de reparos, manutenção e limpeza, pois se encontra com equipamentos quebrados (lixeiras, banheiros e playground), o que faz com que o espaço não receba a visitação que os microempresários que atuam no local desejam.

 

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – Templo católico construído em homenagem à padroeira dos marítimos e protetora dos pescadores e navegadores. A cada mês de agosto é realizada uma grande festa para Nossa Senhora dos Navegantes. A origem da festa em Areia Branca data de maio de 1911. Foi o resultado de uma promessa realizada pelo maquinista Manuel Félix do Vale, que quase perdeu a vida e da sua tripulação ao tentar salvar de uma avaria em alto-mar a embarcação que levava para ser consertada no Recife (PE). Nos dias atuais, o auge da festa e celebrações acontece no dia 15 de agosto em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes.

 

Casa Museu Máximo Rebouças – Inaugurada em 31 de outubro de 2003, a Casa Museu de Areia Branca esteve fechada ao longo dos últimos anos para uma grande reforma, concluída recentemente. O espaço conserva uma variedade de itens que impressiona: lá, o visitante vai se deparar com fotos e informações a respeito dos primeiros moradores de Areia Branca, até elementos como garrafas encontradas em um navio naufragado na região em 1945, em plena segunda guerra mundial (vivaareiabranca.blogspot.com.br).

 

Farol de Ponta do Mel – Inaugurado em 30 de abril 1889. Sua construção é de ferro, com 14 metros de altura, altitude de foco de 106 metros; pintado de preto e branco. Em 1953 foram construídas quatro casas no local atual, pelo construtor Sr. Bernardo Justino. Em 12 de dezembro de 1986 este farol foi eletrificado pela equipe do Centro de Sinalização Náutica e reparos pelo Almirante Moraes Rêgo (RJ). A corrente elétrica é comercial (COSERN) e seu sistema de emergência é o gás butano.

 

Praia do Meio – A praia do meio ou costa era uma das praias mais bonitas da cidade e também uma das mais visitadas pelos areia-branquenses e pelos moradores das localidades vizinhas. Turistas e comunidade local aproveitam essa praia para relaxar e descansar, além de contemplarem um pôr-do-sol inesquecível que ilumina a cidade e as águas do rio Apodi-Mossoró, diariamente.

 

Praia de Upanema – O nome “Upanema” origina-se do tupi u-panema (“água não piscosa”, “água que não tem peixes”), o mesmo que “Ipanema” (DANTAS, 2006). Essa praia urbana situa-se a aproximadamente 5,4 km distante do centro da cidade, é a praia com melhor infraestrutura, dispondo de via de acesso duplicada, hotel, motéis, restaurantes, pousadas, bares e praça de eventos. A praia recebe maior número de pessoas da cidade e visitantes nos períodos de réveillon, carnaval e nas edições do Projeto “Arte e Música a Beira Mar” (último final de semana de cada mês). Upanema possui um belíssimo pôr do sol e uma atmosfera bucólica, cenário para contemplação da natureza e das belezas do lugar.

 

Praia do Paraíso – É uma praia bastante agradável e tranquila, ideal para a prática de esportes náuticos. Localiza-se entre as praias de Upanema e Baixa Grande, e abriga pequena comunidade de moradores e alguns bares e restaurantes para comodidade dos frequentadores do lugar.

                                                                                                                

Praia de Baixa Grande – Tem essa denominação em virtude de estar situada numa região de vasta baixada, uma planície entre montanhas (DANTAS, 2006). Localiza-se a aproximadamente 9,8 km da sede municipal. A praia é uma das preferidas dos turistas em todas as estações do ano, ela é uma das melhores para banho e também para a pesca artesanal, sua flora é composta de coqueiros, algarobas e tamarineiras. A infraestrutura da praia é composta por bares, restaurantes e pousadas.

 

Praia de Morro Pintado – O topônimo provém de um morro de areia grossa com calhau rolado e pedras britadas de cor violácea que, antes de ser desfeito pela ação permanente do vento, localiza-se a 100 metros da pancada do mar. O primeiro nome dessa praia foi “Portalegre” (DANTAS, 2006). Situa-se na comunidade de Morro Pintado a aproximadamente 20,2 km de distância do centro de Areia Branca. É uma praia adequada para a prática de banho e esportes náuticos, descanso e veraneio.

                                                 

Praia de Redonda – O topônimo faz alusão ao fato de a praia se localizar na ponta de terra pertencente ao município de Areia Branca, que mais avança sobre o mar e tem a forma arredondada (DANTAS, 2006). Distante do centro da cidade 22,7 km, é uma praia boa para pesca, a presença de arrecifes é mais um atrativo nesse lugar. A existência de belíssimas dunas móveis, possibilita aos seus visitantes emocionantes passeios de buggys.

Praia de São Cristóvão – O topônimo “Praia de São Cristóvão” surgiu após a chegada da imagem de São Cristóvão transportada de navio do Rio de Janeiro à Praia da Redonda e, em seguida, levada em procissão até a capela da Praia do Cristóvão (primeiro nome dado a essa praia). A Igreja de São Cristóvão, inspiração para denominação da praia, foi inaugurada em 24 de julho de 1953, resultado de esforços dos primeiros moradores do local (DANTAS, 2006). A praia de São Cristóvão possui lindas dunas e é propícia para passeios de buggys. Seu ponto mais cênico é o da ponta das pedras, formadas por arrecifes e falésias. Do alto, avista-se o Porto-Ilha e o alagado, lugar onde os pescadores apontam uma linda enseada. São Cristóvão se destaca também por ser a única praia do Brasil a ter um cemitério de frente para o mar, a praia localiza-se a aproximadamente 23,3 km do centro da cidade.

 

 

Praia de Ponta do Mel O topônimo faz referência à extremidade aguçada da área que se localiza entre o extremo norte do município de Serra do Mel e as águas do oceano Atlântico. Na cartografia do século XVII, aparece Dmel, do Melo, Daniel, com referência a “Ponta do Mel”. (DANTAS, 2006). Última praia do litoral Areia-branquense, distante cerca de 35,5 km do centro, excelente para pesca e prática de esportes náuticos. Nessa praia encontra-se falésias com 50 Metros de altura. Sendo que numa delas, está situado o Farol de Ponta Do Mel. Numa das falésias foram gravadas cenas do filme '' Maria, mãe do filho de Deus '' do padre Marcelo Rossi. Possui boa estrutura de hospedagem, excelente culinária especializada em comida regional e frutos do mar, além de um povo acolhedor, proporcionando bem-estar aos seus visitantes do Brasil do mundo. Por isso, Ponta do Mel é considerada uma das praias mais lindas do Brasil, além de ser um dos poucos lugares do planeta onde o há encontro do “sertão com o mar”.

 

Porto-Ilha – Terminal Salineiro de Areia Branca é também chamado de Porto-Ilha. Há duas áreas que o delimitam, sendo uma offshore e outra terrestre. A porção em alto mar está a 26 km da cidade e consiste de estrutura artificial em mar aberto, distante a aproximadamente 14 km da costa. A porção terrestre, por sua vez, é localizada na cidade de Areia Branca, à margem direita do Rio Mossoró.

Outros Destinos

Mossoró

A Capital do Oeste é destino obrigatório no Rio Grande do Norte. A cidade que expulsou Lampião é polo cultural importante, com seu belíssimo teatro, o Museu da Resistência, os casarios históricos e...

CONHEÇA
Tibau

Em Tibau, estão as areias coloridas. Repleta de paisagens belíssimas, a cidade é o ponto final do roteiro de praias do Rio Grande do Norte. Conheça a feira orgânica e a produção de frutas e verduras.

CONHEÇA
Grossos

Grossos é um dos últimos municípios do litoral norte do Estado. É uma cidade conhecida pelo rico polo salineiro e também destaca-se pela deliciosa gastronomia baseada em peixes e frutos do mar. Su...

CONHEÇA
Grossos

Grossos é um dos últimos municípios do litoral norte do Estado. É uma cidade conhecida pelo rico polo salineiro e também destaca-se pela deliciosa gastronomia baseada em peixes e frutos do mar. Su...

CONHEÇA